https://www.facebook.com/OsFilhosdalua

2008/05/05

A MULHER E A DEUSA QUE EXISTE EM VC



A Mulher e as Deusas


De acordo com uma corrente da psicologia, seis deusas gregas vivem no inconsciente da mulher. Em determinado período da vida, uma dessas deusas se destaca, enquanto outra sai de cena - reconhecer esses ciclos de revesamento é fundamental.


Quase sempre essas deusas estão em disputa; com algumas, temos mais afinidade e com outras menos.


Harmonizá-las na psique é o objetivo.


Elas têm temperamento diferente: Atena, Hera e Afrodite são extrovertidas e Ártemis, Perséfone e Deméter são introvertidas.


Atena e Ártemis formam a Díade da Independência, deusas guerreiras, enérgicas e solitárias. ATENA (Minerva) - Deusa da sabedoria e da guerra, era grande estrategista; ajudou muitos heróis em suas batalhas, entre eles Ulisses e Perseu.


Atena era uma deusa civilizada, prudente e racional. Encontramos esta deusa nos grandes centros urbanos, no mercado de trabalho. Ela coloca a carreira em primeiro plano. Acadêmica, executiva, mulher de negócios, valoriza a cultura e vive no mundo dos homens, com seus heróis.


Atena simboliza a mulher intelectual. Artemis (Diana)- Deusa da caça e da floresta, tinha um arco e flecha de prata; sempre cercada de ursos, cães e outros animais, era protetora da fauna e da flora. Tinha uma energia indomável. Encontramos Ártemis nas áreas rurais, nos campos, em algum modo de vida/trabalho alternativo.


Vida simples, contato saudável com o corpo (hatha yoga, esporte, dança), seu mundo é o da autosuficiência. Ártemis simboliza a mulher despojada. Atena e Ártemis precisam de liberdade de expressão.


Hera e Perséfone representam a Díade do Poder. Hera, de ego forte, coloca seu poder em contato com o mundo externo, social, e Perséfone, de ego frágil, coloca seu poder em contato com o mundo interno, espiritual.


HERA (Juno)ATENA (Minerva) - Casada com Zeus, o deus do Olimpo, era rainha e companheira no poder. Deusa dos céus e do casamento, era altiva, conservadora e ambiciosa. As mulheres Hera acreditam na instituição do matrimônio, nos vínculos sociais e são bem tradicionais a respeito da família. Valorizam o status de esposa e a segurança do casamento.


Hera simboliza a mulher matriarcal. PERSÉFONE (Coré) - Casada com Hades, o deus do submundo (o inconsciente), era rainha do mundo avernal (o oculto); em seu reino recebia o espírito dos mortos. Perséfone traduz a mulher mística, mediúnica, espiritualizada, que tem dons ou paranormalidade. É a mulher sensível, que se inclina para a metafísica ou psicologia profunda. Perséfone simboliza a mulher sensitiva.


Hera e Perséfone precisam do poder de expressão. Afrodite e Deméter formam a Díade do Amor, o amor erótico e o amor maternal. Afrodite ama o adulto e Deméter ama a criança.


AFRODITE ( Vênus) - Deusa do amor e da beleza, teve inúmeras aventuras amorosas. Seu filho Eros (Cupido) acertava o coração das pessoas com a flecha da paixão. Sedutora e vaidosa, esta deusa representa a mulher que cuida da aparência e do corpo, as que têm sex appeal. Vivem para o romance e precisa do contato físico com quem amam. Afrodite simboliza a mulher amante.


DEMETÉR (Ceres) - Regia os ciclos da natureza, deusa da gestação, era protetora dos indefesos. Responsável pela fertilidade e colheita anual, ensinou aos homens a arar e às mulheres como fazer o pão. A mulher Deméter quase sempre se realiza através da maternidade, e quando não tem filhos, acaba se envolvendo em causas assistenciais (profissionalmente ou voluntariamente). Deméter possui energia material abundante, ela simboliza a mulher maternal.


Afrodite e Deméter precisam da expressão do sentimento. Conexão com as deusas Cedo ou tarde estas deusas virão do reinado. Como dar-lhes espaço? Afrodite talvez seja a deusa mais solicitada e às vezes a mais mal resolvida. As coisas podem ficar difíceis quando ela tiver que dividir com Deméter , vendo seu corpo se transformando e com ele sua vida sexual.


Mas será mesmo que é preciso desistir de Afrodite quando Deméter surge? Tem mulheres que o fazem para sempre. E para Deméter pode ser um período de descobertas quando lhe chega a sensualidade e o prazer do mundo de Afrodite. A deusa Atena, de caráter racional e prático, pode ficar embaraçada com a visita de Perséfone, fazendo-a entrar em contato consigo própria, através de alguma terapia, por exemplo.


Ou pode ser inusitado para a mesma Atena, depois de uma carreira consolidada, se deparar com o mundo dos bebês e mamadeiras de Deméter. E a mulher, que depois de tantos anos de convivência com Deméter, pode ver Atena surgindo como oportunidade de voltar à faculdade - quando os filhos crescem e se vão, por exemplo.


Ártemis e Afrodite podem até se encontrar na mesma academia de ginástica, mas por motivos diferentes.


A princípio, a vida selvagem (ecológica, natureba, esportiva) de Ártemis pode ser estranha ao mundo de Afrodite, que inclui compras no shopping, cabeleireiros e vida noturna. Atena pode achar incompreensível que mulher Hera, tão brilhante e competente quanto ela, necessita do apoio do marido e do casamento, assim como Hera pode não aprovar a liberdade sexual de Afrodite, uma eterna ameaça à sua sagrada família. Lidar com estas subpersonalidades é ao mesmo tempo fascinante e desafiador.


Contudo, expressar estes seis arquétipos em um nível mais amplo pode ser mais proveitoso. Nesta atual etapa da humanidade, por exemplo, a energia da deusa Deméter tem sido necessitada e pouco evocada - a força amorosa, acolhedora, que alimenta a vida, tem sido pouco expandida; quase sempre Deméter surge por falta de planejamento familiar - filhos indesejados x aborto, ou pela rejeição biológica de ser mãe, diferente de abdicar do poder de ser mãe.


Afrodite, então, é uma das mais equivocadas expressões, que mesmo depois de conquistada a liberdade sexual feminina, depois de séculos de repressão, ainda tem que enfrentar preconceitos e a vulgarização de sua sexualidade.


Ártemis tem encontrado espaço nas questões de defesa ambiental e consciência ecológica, assim como Atena tem atuado na política e economia, departamentos antes exclusivos dos homens.


Atualmente, Hera tem o compromisso com o resgate da sustentação do casamento, diante do desafio de novos modelos familiares e de lares desajustados; ela busca a parceria ativa neste resgate.


Perséfone, sutilmente, sempre presente, nos dando suporte espiritual e nos oferecendo cada vez mais contato com o mundo interno, através de inúmeros acessos ao reino esotérico.


Precisamos contatar estas deusas para que sejam também reconhecidas por seus pares, deuses e consortes.


As deusas que existem dentro de você Que tal descobrir quais as deusas que mais influenciam a sua vida (ou a vida de sua mulher, ou do tipo de mulher que mais o atrai)? Este questionário irá ajudá-la(o) a identificar com maior precisão os diversos aspectos da psicologia das deusas na sua personalidade ou na personalidade dela.


Mulheres: leia as seis afirmações de cada seção e depois atribua um valor a cada uma conforme se aplica mais ou menos a você, fazendo um círculo em torno do número apropriado.




Homens: avalie o quanto cada uma das seis afirmações se aplica à mulher ou ao tipo que mais o atrai, fazendo também um círculo em torno do número apropriado.




Para identificar o perfil, consulte a Tabela de Contagem ao completar o questionário.




Significado da escala de auto-avaliação: 3 = a afirmação aplica-se totalmente a mim (a ela)


2 = a afirmação aplica-se apenas em parte a mim (a ela)


1 = a afirmação só se aplica ligeiramente a mim (a ela)


-1 = a afirmação absolutamente não se aplica QUESTIONÁRIO Valor atribuído


1 - Aparência (a minha aparência / a aparência dela) A Como não saio muito, roupas e maquiagem não são tão importantes para mim.


3 2 1 -1 B Prefiro usar jeans e uma camisa confortável.


3 2 1 -1 C Minha aparência não é nada convencional.


3 2 1 -1 D Gosto de me vestir bem, mas de maneira conservadora, e de usar pouca maquiagem.


3 2 1 -1 E Gosto de me arrumar e de me mostrar atraente.


3 2 1 -1 F Estar bem vestida e maquiada me dá segurança para enfrentar o mundo.


3 2 1 -1 2 - Meu corpo (como eu me dou com o corpo / como ela se dá com o corpo A Eu me inclino a não pensar sobre meu corpo.


3 2 1 -1 B Meu corpo se sente muito melhor quando estou ativa e fazendo exercícios.


3 2 1 -1 C Gosto que meu corpo seja tocado bastante por quem eu amo.


3 2 1 -1 D Muitas vezes eu absolutamente não me sinto no meu corpo.


3 2 1 -1 E Acho embaraçoso falar sobre o meu corpo.


3 2 1 -1 F Adoro estar grávida/Quero muito engravidar.


3 2 1 -1 3 - Casa e lar (o que tem importância para mim / para ela) A Gosto que minha casa seja elegante e impressione as pessoas.


3 2 1 -1 B Prefiro a cidade; para mim, um apartamento está ótimo.


3 2 1 -1 C Minha casa precisa ser aconchegante e ter lugar para todos.


3 2 1 -1 D Preciso de privacidade e espaço para as coisas que gosto de fazer.


3 2 1 -1 E O lugar onde eu moro tem de ser confortável e bonito.


3 2 1 -1 F Prefiro viver no campo ou onde eu possa estar perto de parques e espaços abertos.


3 2 1 -1 4 - Alimentação e comida (a importância para mim / para ela) A Tomo cuidado com a alimentação a fim de manter o meu corpo saudável.


3 2 1 -1 B Gosto de jantar fora em algum lugar romântico.


3 2 1 -1 C Gosto muito de comer fora onde se possa conversar.


3 2 1 -1 D Eu realmente gosto de cozinhar para os outros.


3 2 1 -1 E As refeições são momentos familiares importantes.


3 2 1 -1 F Comer não é uma coisa muito importante para mim.


3 2 1 -1 5 - Infância (como eu costumava ser / ela costumava ser) A Eu tinha muitas brincadeiras secretas e muitos mundos imaginários.


3 2 1 -1 B Eu sempre dirigia as brincadeiras com as minhas amigas.


3 2 1 -1 C Eu gostava de brincar basicamente com bonecas.


3 2 1 -1 D Eu tinha sempre o nariz enfiado num livro depois de uma certa idade.


3 2 1 -1 E Eu adorava estar ao ar livre e entre os animais.


3 2 1 -1 F Eu adorava me vestir e me arrumar como gente grande.


3 2 1 -1 6 - Os homens (o que eu preciso em um / o que ela precisa em mim) A Quero um homem que me excite sexualmente sempre.


3 2 1 -1 B Quero um homem que me proteja e me faça mimos.


3 2 1 -1 C Gosto de um homem que seja independente e me proporcione bastante espaço.


3 2 1 -1 D Preciso de um homem que me desafie intelectualmente.


3 2 1 -1 E Preciso de um homem que compreenda o meu mundo interior.


3 2 1 -1 F Quero um homem de cuja posição no mundo eu possa me orgulhar.


3 2 1 -1 7 - Amor e casamento (o que significam para mim / para ela) A O casamento só dá certo quando houver uma ligação espiritual maior.


3 2 1 -1 B O casamento é o alicerce da sociedade.


3 2 1 -1 C O amor é mais importante que tudo; sem ele meu casamento seria vazio.


3 2 1 -1 D Tudo bem com o amor e o casamento, desde que eu tenha bastante liberdade.


3 2 1 -1 E O casamento protege os filhos; amor apenas não é suficiente.


3 2 1 -1 F Meu casamento às vezes tem que ser sacrificado em função do meu trabalho.


3 2 1 -1 8 - Sexualidade (como eu sou na cama / como ela é na cama) A Às vezes é difícil eu me soltar completamente quando faço sexo.


3 2 1 -1 B Eu me excito facilmente com o homem certo.


3 2 1 -1 C Às vezes leva um certo tempo até eu de fato entrar no meu corpo.


3 2 1 -1 D No sexo, adoro tanto dar quanto receber.


3 2 1 -1 E Eu sou meio tímida sexualmente, mas posso me tornar quase selvagem.


3 2 1 -1 F O sexo pode ser extático e quase místico para mim.


3 2 1 -1 9 - Os filhos (o papel deles na minha vida / na vida dela) A Sinto-me mais feliz quando estou fazendo alguma coisa ao ar livre com meus filhos.


3 2 1 -1 B Meus filhos são a maior realização da minha vida.


3 2 1 -1 C Eu espero que meus filhos venham a ser um grande crédito a meu favor.


3 2 1 -1 D Prefiro não ter filhos para me dedicar à minha carreira.


3 2 1 -1 E Eu amo os meus filhos, mas a minha vida amorosa é igualmente importante.


3 2 1 -1 F Eu amo os meus filhos, e quero sempre saber o que estão sentindo ou pensando.


3 2 1 -1 10 - Passatempos (coisas que eu gosto de fazer / o que ela gosta de fazer) A Metafísica, leitura de tarô, astrologia, diário de sonhos, seminários da nova era, arte 3 2 1 -1 e rituais pessoais.


B Colecionar jóias, objetos de arte e roupas bonitas; moda, música e teatro.


3 2 1 -1 C Esportes, atletismo, correr, acampar, pescar, velejar, montar a cavalo.


3 2 1 -1 D Serviços comunitários, clubes sociais, grupos de voluntários, igrejas paroquiais.


3 2 1 -1 E Campanhas políticas, apoio a minorias, museus, séries de conferências, leituras.


3 2 1 -1 F Cozinhar, jardinar, bordar, tecer, costurar.


11 - Festas (como eu me comporto/ como ela se comporta nelas) A Eu geralmente me envolvo em discussões políticas ou intelectuais.


3 2 1 -1 B Costumo ser atraída por pessoas com problemas.


3 2 1 -1 C Prefiro ser anfitriã de minhas próprias festas.


3 2 1 -1 D Não consigo deixar de querer localizar o homem mais sensual do lugar.


3 2 1 -1 E Gosto de ter a certeza de que todos estão se divertindo.


3 2 1 -1 F Festas me deixam tensa; não vou muito a elas.


3 2 1 -1 12 - Amizades (o lugar que ocupam em minha vida / na vida dela) A A maioria das minhas amigas tem filhos da mesma idade que os meus.


3 2 1 -1 B Escolho as minhas amizades com muito cuidado, e elas são muito importantes para 3 2 1 -1 mim.


C Gosto de partilhar minhas últimas idéias e projetos com minhas amigas e meus amigos.


3 2 1 -1 D Minhas amizades tendem a ser amizades mágicas.


3 2 1 -1 E Minhas amigas são basicamente as esposas dos amigos de meu marido.


3 2 1 -1 F Meus amigos são geralmente mais importantes para mim do que minhas amigas.


3 2 1 -1 13 - Livros (que tipo de livros eu trago por perto / ela trás por perto) A Livros de receitas, de artesanato, de como cuidar de crianças.


3 2 1 -1 B Literatura séria, biografias, livros de viagem, história ilustrada.


3 2 1 -1 C Livros da nova era, psicologia, metafísica, livros de canalização (mediunidade 3 2 1 -1 contemporânea), I Ching. D Livros de esportes e saúde, manuais de ioga, livros de animais, de vida selvagem, 3 2 1 -1 de como fazer coisas. E Livros de arte, biografias populares, romances, poesia.


3 2 1 -1 F Política, sociologia, livros intelectuais recentes, literatura avant-garde, livros 3 2 1 -1 feministas.


14 - O mundo aí fora (minha atitude / a atitude dela perante ele) A Eu sempre procuro me manter informada sobre o que acontece no mundo.


3 2 1 -1 B A política só me interessa pelas intrigas de bastidores. 3 2 1 -1 C Eu conheço mais do mundo através dos meus sonhos do que pela TV ou pelos jornais. 3 2 1 -1 D Eu raramente sei - ou quero saber! - o que está acontecendo no mundo.


3 2 1 -1 E O mundo é basicamente dos homens; eles que se virem. 3 2 1 -1 F É importante para mim ter um papel ativo na comunidade.


3 2 1 -1 Marcação de pontos 1 - Preencha a Tabela de Pontos, redistribuindo as seis notas de cada seção nas colunas das respectivas deusas.




Você encontrará as seis letras, A a F, dispostas sob o nome da deusa correspondente. Basta copiar no espaço ao lado de cada letra o número que você atribuiu a cada afirmação.




Veja o exemplo abaixo:




Atena Démeter 1 = D: 2 1 = C: -1 2 = F: 1 2 = A: -1 3 = B: 3 3 = C: 1 2 -




Some os valores de cada coluna, obtendo assim um coeficiente para cada deusa.


As deusas que tiverem uma presença forte em sua vida (ou na vida da sua mulher) terão coeficientes mais elevados, ao passo que as deusas repudiadas ou rejeitadas terão coeficientes baixos ou negativos.




Tabela de Pontos Atena Afrodite Perséfone Ártemis Deméter Hera




1=F_ 1=E_ 1=C_ 1=B_ 1=A_ 1=D_ 2=A_ 2=C_ 2=D_ 2=B_ 2=F_ 2=E_ 3=B_ 3=E_ 3=D_ 3=F_ 3=C_ 3=A_ 4=C_ 4=B_ 4=F_ 4=A_ 4=D_ 4=E_ 5=D_ 5=F_ 5=A_ 5=E_ 5=C_ 5=B_ 6=D_ 6=A_ 6=E_ 6=C_ 6=B_ 6=F_ 7=F_ 7=C_ 7=A_ 7=D_ 7=E_ 7=B_ 8=C_ 8=B_ 8=F_ 8=E_ 8=D_ 8=A_ 9=D_ 9=E_ 9=F_ 9=A_ 9=B_ 9=C_ 10=E_ 10=B_ 10=A_ 10=C_ 10=F_ 10=D_ 11=A_ 11=D_ 11=B_ 11=F_ 11=E_ 11=C_ 12=C_ 12=F_ 12=D_ 12=B_ 12=A_ 12=E_ 13=F_ 13=E_ 13=C_ 13=D_ 13=A_ 13=B_ 14=A_ 14=B_ 14=C_ 14=D_ 14=E_ 14=F






O Resuldado do Teste acima é apenas uma sugestão do arquétipo da Deusa atribuída à Mulher analisada. Visto que a personalidade de um ser humano ( e seus estágios) é algo demasiado amplo para poder ser analisado apenas por um teste.




Analise o seu resultado e medite sobre ele.

Nenhum comentário: